quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

Dicas saudáveis para a ceia de Natal e Reveillon

Dezembro é o mês que muitos comemoram o nascimento de Jesus, confraternizam-se com os amigos e se reúnem no dia 24 com os familiares para a ceia de natal. A ceia natalina já é um costume da maioria das famílias, que fazem os tradicionais pratos como peru, chester, carne de porco, acompanhados de arroz, farofa, além das frutas, nozes, castanhas e doces.
Esses tradicionais alimentos que consumimos nessa época são calóricos e ricos em gorduras, com isso na véspera de Natal e no Reveillon normalmente comemos muitas variedades de pratos e assim consumimos calorias em excesso. Por isso, durante o dia procure fazer uma alimentação mais leve à base de carnes magras, vegetais folhosos e frutas variadas.
Antes das festas, faça um lanche saudável utilizando frutas, cereais integrais e queijo light para que na hora da ceia os alimentos mais gordurosos e calóricos sejam consumidos em menores quantidades. É ideal combinar pratos mais calóricos e elaborados com saladas variadas (utilizar vários vegetais folhosos como por exemplo: alface americana, rúcula, agrião, repolho, etc), pois promovem a sensação de saciedade.
Na hora de preparar os pratos, substitua os produtos convencionais por lights como maionese, creme de leite, margarina. Dê preferência às preparações assadas e grelhadas. Os alimentos oleosos, como nozes e castanhas, podem ser consumidos em pequenas quantidades, picadas e misturadas à salada ou ao arroz.
Os temperos utilizados nas carnes e peixes, devem ser pobres em sódio. Para temperar os pratos utilize mostarda, gengibre e pimenta, que possuem função termogênica, transformam energia em calor, além do limão, de especiarias como azeite balsâmico e açafrão, este oferece benefícios ao organismo humano, como função antioxidante, que combate os radicais livres e retarda o envelhecimento, além dos temperos naturais como cebola, tomate e ervas.
Então abuse principalmente das frutas, como as da época, ameixa, pêssego, nectarina, saladas, preferencialmente cruas, as carnes mais magras como peito de peru, frango e peixes, evite as frituras e faça as suas preparações assadas ou grelhadas, consuma com moderação os doces e as bebidas alcoólicas.






Com essas dicas aproveite o Natal e o Reveillon, comemore com sua família e se divirta.


A família Alimentare deseja a todos um Natal cheio de paz e um Ano Novo repleto de realizações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário