quarta-feira, 16 de novembro de 2011

Fitoterapia e Nutrição

Antes de tudo, pedimos desculpas pela demora na atualização do blog.

O assunto de hoje é FITOTERAPIA! Fitoterapia (do grego therapeia = tratamento e phyton = vegetal) é o estudo das plantas medicinais e suas aplicações na cura das doenças. Esse assunto é bastante comum visto que a origem do uso de plantas medicinais pelo homem remonta a pré-história, quando, alimentando-se de ervas e raízes, os primatas, por instinto, utilizavam as plantas como medicamentos. Hoje, as chamadas "ervas medicinais" ganham um destaque especial no tratamento preventivo e também, auxiliando em muitos distúrbios, como tratamentos de cura. É importante deixar bem claro que é um tratamento alternativo, pode ou não, resolver problemas de saúde. Sendo assim, a fitoterapia é uma terapêutica caracterizada pelo uso de plantas medicinais em suas diferentes formas farmacêuticas. As matérias-primas dos fitoterápicos são plantas (folhas, caule, flores, raízes ou frutos) com efeitos farmacológicos medicinais, alimentícios, coadjuvantes técnicos ou cosméticos. Como o uso de plantas é milenar e, muitas vezes difundido através da prescrição dada por leigos, curandeiros e outras pessoas, têm-se a idéia de que o consumo de plantas medicinais “é natural” e por isso seu uso e prescrição, tornaram-se indiscriminados. Mas, esse tratamento precisa ser bem orientado, usando a quantidade correta e o tempo necessário.
Hoje, a fitoterapia é uma ciência respeitada já que são necessários conhecimentos em fisiologia, fisiopatologia e outras áreas da saúde, para lidar tanto com a possibilidade de cura e prevenção oferecida pelas plantas medicinais, como para lidar com os efeitos colaterais que as mesmas podem oferecer se utilizadas de forma inadequada.
Fitoterápico é o medicamento obtido exclusivamente de matérias-primas ativas vegetais, caracterizado pelo conhecimento da eficácia e dos riscos de seu uso, assim como pela reprodutibilidade e constância de sua qualidade. Dessa maneira, o Conselho Federal de Nutricionistas (CFN) considera que a fitoterapia se relaciona com a nutrição, pois além das funções nutricionais que os alimentos vegetais fornecem, há também finalidades fitoterápicas, funcionais e bioativas.
E, desde o dia 06 de agosto de 2007, o Nutricionista tem a permissão legal para prescrever fitoterápicos, a partir da publicação da resolução que regulamenta a prescrição fitoterápica pelo nutricionista de plantas in natura frescas, ou como droga vegetal nas suas diferentes formas farmacêuticas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário