terça-feira, 14 de junho de 2011

A importância do profissional Nutricionista em Unidades de Alimentação e Nutrição

Trabalhar em estabelecimentos produtores/fornecedores de alimentos de forma adequada é fundamental para fornecer alimentos seguros e de qualidade, evitando as chamadas Doenças Transmitidas por Alimentos, as DTAs, que são causadas pela ingestão de alimentos ou bebidas contaminados (BRASIL, 2011).
 Existem mais de 250 tipos de DTAs e a maioria são infecções causadas por bactérias e suas toxinas, vírus e parasitas. Essas doenças são uma importante causa de morbidade e mortalidade em todo o  mundo.  A Organização Mundial de Saúde (OMS) estima que, a cada ano, mais de dois milhões de pessoas morram por doenças diarréicas, muitas das quais adquiriram ao ingerir alimentos contaminados.
Portanto, Unidades de Alimentação e Nutrição (UANs) devem seguir normas estabelecidas pela legislação a fim de garantir as condições higienico-sanitárias adequadas à manipulação de alimentos. E o Nutricionista é o profissional capacitado para atuar nessas Unidades, uma vez que seu trabalho é coordenar e supervisionar a compra de alimentos, recebimento e armazenamento dos mesmos; as atividades de pré-preparo, preparo, distribuição e transporte de refeições. Compete ainda ao nutricionista, elaborar e avaliar os cardápios, adequando-os ao perfil epidemiológico da clientela atendida e executar os cálculos de valor nutritivo, rendimento e custo das refeições/preparações culinárias, como preconiza o Conselho Federal de Nutricionistas.
          Logo, a atuação do nutricionista em UANs não se resume em alimentar o cliente, mas garantir a qualidade e a segurança do alimento do ponto de vista higiênico-sanitário, não apresentando contaminação, para isso é de responsabilidade do mesmo o treinamento de toda a equipe de produção (SILVA JÚNIOR, 2002).

REFERÊNCIAS
CONSELHO FEDERAL DE NUTRIÇÃO. Resolução 380/2005. Atribuições do Nutricionista. Disponível em: http://www.cfn.org.br/novosite/pdf/res/2005/res380.pdf.  Acesso em: 14 jun 2011.
SILVA JÚNIOR, Eneo Alves da. Manual de Controle higiênico-sanitário em alimentos. São Paulo: Editora Varela, 2002. p. 53-85. 
BRASIL, Doença transmitida por alimento. Disponível em: http://portal.saude.gov.br/portal/saude/gestor/visualizar_texto.cfm?idtxt=27498. Acesso em: 14 jun 2011.

Nenhum comentário:

Postar um comentário