quinta-feira, 7 de julho de 2011

Alimentação da Criança

A alimentação de uma criança deve ser composta por todos os nutrientes necessários para um desenvolvimento e crescimento saudável. Até os seis meses de idade a criança deve ser alimentada exclusivamente com leite materno, não havendo necessidade de oferecer água ou chá. A partir do sexto mês o leite materno não supre sozinho as necessidades nutricionais da criança, sendo necessário oferecer outros alimentos além no leite materno, chamados de alimentos complementares.
A criança deve receber uma refeição com alimentos variados, e bem coloridos, para evitar a monotonia da dieta e garantir a quantidade de minerais e vitaminas necessários para a sua formação. O mineral ferro, por  exemplo, é melhor absorvido quando a criança recebe, na mesma refeição, alimentos ricos em vitamina C.
Para a formação de hábitos alimentares saudáveis além de oferecer uma dieta variada é importante respeitar os limites da criança e não forçar a mesma a comer alimentos que não gostam. É importante que a criança tenha horários e sente à mesa para fazer as refeições junto com os adultos para tornar esse momento mais prazeroso e ensinar hábitos sociais; é importante também evitar atividade paralelas às refeições como brincar, assistir televisão.

Açúcar, sal e frituras devem ser consumidos com moderação, pois o seu excesso pode trazer problemas de saúde no futuro. O açúcar somente deve ser usado na alimentação da criança após um ano de idade. Esses alimentos não são bons para a nutrição da criança e competem com alimentos mais nutritivos.

Por tanto, é na infância que os hábitos alimentares são formados. Por isso, é necessário ficar atento à alimentação da criança, pois uma alimentação adequada reflete positivamente no crescimento e desenvolvimento da mesma, retardando ainda, o surgimento de doenças e agravos crônicos como obesidade, hipertensão, dislipidemias e diabetes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário